CHAVAL

Fundação: 22/11/1951

Emancipação Política: 22 DE NOVEMBRO

Gentílico: CHAVALENSE

Unidade Federatíva: CE

Mesoregião: NOROESTE CEARENSE

Microregião: LITORAL DE CAMOCIM E ACARAÚ

Origem
O topônimo Chaval é explicado pelo fato de terem achado um molho de chaves fero nas margens do rio Timonha, que foram perdidas pelos navegadores holandeses, que navegavam pelo litoral do Ceará e Maranhão, mas também há quem diga que as chaves foram deixadas pelos índios Tremembés, que expressavam abrir um novo ponto estratégico para os inimigos e ser um redutor de sal marinho, assim deu-se origem a palavra Chaval (chave+sal). Mas há quem diga que o nome vem da palavra chavala, que significa fazenda em francês. Outra explicação seria o uso figurado da palavra "cavalar", que significa enorme, descomunal, em alusão às pedras gigantes encontradas na região. Outros atribuem como sendo corruptela de 'chavascal' ou seria um derivado de 'chave', chaval que quer dizer: 'lugar que fecha um território', o que seria plenamente aplicável ao mencionado lugar que se situa próximo ao limite com o Piauí, uma espécie de recanto ao cotovêlo. A região foi primitiva ocupada pelo índios tremembés. Seus primeiros povoadores foram homens vindos de Ibuaçú no idos de 1873, dentre eles o Pe. Antônio Carneiro da Cunha Araújo considerado o principal fundador de Chaval.

História
A região às margens dos rios Timonha e Baracuzinho era habitada pelos índios Tremembé.[6][7]

As bases de Chaval são: o aldeiamento Tremembé, a chegada das missões para a catequização dos mesmos e dos moradores de Granja e as ações do religioso Monsenhor Carneiro e seus familiares.

Em 1879 iniciou a construção de uma capelinha em louvor a Santo Antônio (que mas tarde ganhou o título de Matriz), e em torna da qual desenvolveu-se o povoado de Chaval. Nos dias de hoje a cidade está mais desenvolvida para lado oposto da entrada da igreja.

Cultura
Os principais eventos culturais são:

Pescaria artesanal de linha (agosto, dia variável)
Festa Nossa Senhora de Lourdes (17 a 27 de novembro)
Regata de canoas (em um fim de semana, durante os festejos de novembro)
Festa de Santo Antônio (4 a 13 de junho)

Divisão Política
A administração municipal localiza-se na sede.

Curiosidades

Geografia
Clima
Tropical quente semi-árido com pluviometria média de 1.030 mm[8] com chuvas concentradas de janeiro à abril.[9]

Hidrografia e recursos hídricos
As principais fontes de água fazem parte da bacia do rio Coreaú, sendo as principais os rios Timonha, Camurupim e rio Ubatuba (também conhecido por São João da Praia), além do riacho Cajueiro. O Açude Itaúna é açude de grande porte.[10][11]

Relevo e solos
O território de Chaval tem um relevo plano, com áreas de drenagens, e não existem elevações superiores a 200 metros.[10] .

Vegetação
Nas terras de Chaval a vegetação predominantes é a de tabuleiros, ocorrendo também a caatinga e manguezais em zonas mais restritas[10] .

Subdivisão
O município é dividido em três distritos: Chaval (sede) , Passagem e Carneiro.[12]

Economia
A economia é baseada na produção de sal marinho em salinas, na agricultura de subsistência (algodão arbóreo, caju, arroz, milho, mandioca e feijão), na pecuária (bovinos, suínos e avícola), e na piscicultura (criatórios de camarão).

Existem ainda 18 indústrias, sendo doze de extração a mineral (sal marinho) e seis de moagem e embalagem de sal para uso na pecuária.

Em seu território foram registradas a ocorrência de ferro, na produção de 65% em minérios de hematita com magnesita e na proporção de 50% e 30% em Itabirutus.

O turismo também é uma das fontes de renda devido as belezas naturais: Porto do Mosquito,banho na Barragem do Caldeirão,Balneario dos "Urubu", passeio pelos Rios e Salinas, visitação à Pedra das Carnaúbas (com 100 metros de altura), Pedra da Santa,Pedra do Céu, Pedra da Gruta Nossa Senhora de Lourdes (um santuário no centro da cidade),Pedra da baliza, Barragem do carneiro, entre outras.

Esportes
O espírito esportivo é uma das principais características da cidade, apresentando todo ano varios campeonatos, a populção se dedica bastante para mobilizar a cidade e trazer o maior número de pessoas para as arenas e campos, promovendo os benefícios que os esportes traz para saúde. Chaval apresenta muitos times, com pessoas de todas as idades. Estes são alguns times da cidade (2019/2020):

Masculino adulto

Falcões, Cruz Azul (Nova Geração), Porto, Cruz Azul, Santa Rita, serregonheza, Fonte contabilidade, River FC, Red Bull (Camurupim), Cascavel, Semeadores (Barroquinha), Chelsea, Gaiamum, União, Cruzeiro, Vila Nova, Kaça Kana.


Masculino sub 17

Favela, Fonte contabilidade (1), Comunidade, Coléguinho, Fonte contabilidade (2), Os tchans, Kaça-Kana Jr.


Feminino Adulto

Real Girls, Fénix, Divas FC, Meninas do Alto.

Dados de características geográficas

Área: 238,23

População estimada: 12617

Densidade: 53,00

Altitude: 9

Clima: QUENTE E ÚMIDO

Fuso Horário: UTC-3

Distância para a capital: 400,00

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito